Prefeitura Municipal Realiza VIII Plenária Municipal de Saúde

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde – CMS, realizou na manhã da última quarta-feira (17), a VIII Plenária Municipal de Saúde com o tema: “Democracia e Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

A plenária aconteceu no espaço municipal multieventos e contou com a participação da Secretária de Saúde Thaylla Soares e do Secretário de Administração Janio Santos, além de vários trabalhadores da educação, representantes da sociedade civil e representantes de movimento sociais e religiosos e população em geral.

O Palestrante José Marcos abordou os objetivos da plenária, bem como, fez percurso enfático sobre a História do SUS e do Controle Social.

Durante o evento foram formados grupos por segmentos para debater assuntos temáticos como: saúde como direito e consolidação do SUS. Em seguida, ocorreu a eleição entre os membros indicados por cada grupo/segmento, sendo indicados os candidatos e logo realizada a eleição. Após eleitos, os conselheiros foram apresentados ao plenário.

A Secretária Thaylla enfatizou que “é de suma importância avaliar a situação de saúde por meio dos profissionais e usuários, e elaborar propostas a partir das necessidades de saúde encontradas, isso é importante, pois aprofunda o debate sobre as possibilidades sociais e políticas de barrar os retrocessos no campo dos direitos sociais.” Destacou a Secretária.